The Beat | 30 de janeiro de 2023

Com o conteúdo gerado por IA, há um futuro para os profissionais de marketing de conteúdo?

O uso da IA no marketing de conteúdo é um assunto delicado, não é? Alguns amam a ideia de uma máquina fazendo todo o trabalho, outros se preocupam com uma possível desvalorização da escrita manual. Mas reflita com a gente um minuto: se a IA pode tornar a escrita básica mais rápida e fácil, também não poderia tornar a escrita personalizada, nova e única dos seres humanos ainda mais valiosa? Nosso CEO trouxe este tópico à tona nesta edição. Mas tem mais: o contraste no posicionamento da Getty Images e da Shutterstock em relação à IA, o botão "aquecer" do TikTok e mais. O que você está esperando para rolar esta tela para baixo?

Esta é a newsletter oficial da Rock Content.
Inscreva-se para receber novidades toda segunda-feira na sua caixa de entrada!
✉ Receba a próxima The Beat direto na caixa de entrada

Quer receber a próxima The Beat? 😍

Então inscreva-se abaixo:
Sempre que uma tecnologia disruptiva ganha destaque, há a preocupação de que ela pode vir a substituir o trabalho humano. Bem, a produção de conteúdo com IA pode tornar textos básicos muito mais ágeis, mas também pode tornar as ideias novas, únicas e humanas ainda mais valiosas. Esta é uma edição especial da The Beat. Tire um tempo para olhar com calma, prometo que valerá a pena.
Vitor Peçanha
co-fundador da Rock Content
Role para baixo para começar
Artigo

O paradoxo da IA: o real impacto do ChatGPT no Marketing de Conteúdo

Diego Gomes
CEO da Rock Content
O lançamento do ChatGPT levantou muitas conversas sobre o futuro da IA e seu impacto no marketing de conteúdo. Alguns profissionais adoraram a ideia de ter um robô fazendo todas as tarefas criativas (mas será, mesmo?), enquanto outros ficaram com receio de seu trabalho ser desvalorizado, ou mesmo não ser mais necessário. Mas há um paradóxo aqui - a IA pode facilitar a criação de textos mas também, por consequência, tornar o conteúdo feito à mão ainda mais valioso. Você leu certo. Nesta coluna, nosso CEO Diego Gomes trouxe insights sobre este tema. Clique no link e boa leitura.
Leia todo o conteúdoOpens in a new window.
Artigo

Por que a Shutterstock e a Getty Images adotaram posturas diferentes em relação à IA?

Vanessa Dias
Especialista em Conteúdo
Recentemente, a Getty Images e a Shutterstock adotaram posturas bem diferentes em relação ao uso de IA. A Getty Images está atualmente processando a Stability AI por suposta violação de direitos autorais, enquanto a Shutterstock anunciou a expansão de sua parceria com a OpenAI e o lançamento de um fundo para recompensar os criadores de conteúdo. O que essas abordagens contrastantes nos dizem sobre o impacto futuro da IA? Te contamos tudo neste artigo.
Leia todo o conteúdoOpens in a new window.
Artigo

TikTok confirma que funcionários podem decidir manualmente o que se torna viral

Alina Neves

Analista Global de Experiência do Cliente

Climão. O TikTok admitiu que seus funcionários têm a capacidade de aumentar manualmente a visibilidade de determinados vídeos na plataforma, ignorando o algoritmo e decidindo na mão o que viraliza no app. O recurso, conhecido como "botão de aquecimento", é usado para promover celebridades e criadores emergentes dentro da comunidade TikTok (não seguindo um algoritmo, mas sim os interesses do aplicativo). Infelizmente, esse tipo de manipulação por trás das cenas é mais comum nas redes sociais do que a gente imagina. Vem entender os detalhes completos deste caso no artigo abaixo. 
Leia todo o conteúdoOpens in a new window.
Queremos saber
Valeu pela resposta! 
É interessante ver as diferentes opiniões sobre o tema. Sem sombra de dúvidas, é um assunto que levanta preocupações quanto à transparência e equidade nas redes (que já são bem competitivas levando em conta só o algoritmo). Te convidamos a entender mais sobre o “botão de aquecimento” do TikTok em nosso artigo, onde explicamos o caso em detalhes e exploramos as possíveis implicações deta manicupação no app.
Clique aqui para ler o artigo completoOpens in a new window.Voltar
Artigo

Amazon interrompe programa de impacto social em meio à crise

Luana Dias

Analista de Marketing e Comunicação de Impacto Social

Com o encerramento do programa AmazonSmile, analisamos mais de perto a decisão da Amazon e o que isso nos diz sobre como causar impacto social em tempos de crise. Esse é um sinal de que a Amazon está se afastando de seu compromisso com a responsabilidade social ou uma mudança estratégica? Esse é um bom momento para continuar focando em estratégias de impacto social? Trouxemos nossa opinião e alguns insights para você.
Leia todo o conteúdoOpens in a new window.
Tendência em imagens

Tradução livre:

“Consumidores querem comunicação que seja humana, empática e real. Então esperamos que nossa IA possa aprender a gerar conteúdos assim para eles.”

Charge por Tom Fishburne @marketoonist

Estas foram as tendências da semana!

CURTIU O CONTEÚDO?

Então, não se esqueça de se inscrever e receber a The Beat toda semana, diretamente na sua caixa de entrada. Tenha uma ótima semana e nos vemos na próxima edição!
E é claro, sinta-se à vontade para compartilhar este conteúdo com seus colegas e parceiros