Muitas pessoas ficam perdidas ou sem entender qual a diferença entre Ux, Ui, PD, Ops...

Albina Cholak, Product Designer, criou um modelo que tornou tudo mais claro. Inspirados pelo modelo dela criamos esse infográfico interativo. Confira! 

Esse é o modelo criado por Albina Cholak. Clique para ampliar.
Adaptação criada pela how education
do modelo da Albina Cholak. 
Clique para ampliar.

customer

experience

Esse é um termo mais amplo. Customer Experience (CX), ou experiência do cliente, surgiu quando a indústria percebeu que a relação de compra e venda se dava muito além da troca pura e simples do produto pelo capital.

 

Ele cuida de todas as interações possíveis entre cliente e negócio tanto online quanto offline. É uma posição mais estratégica e focada ao negócio.

service‚Äč design

O Service Sesign (SD), também conhecido como design de serviço, é a prática que permite às empresas trabalhar no desenvolvimento de toda sua relação com o cliente, de modo que seja possível oferecer um serviço de melhor qualidade.

 

O SD é diferente do CX  pelo tipo de problemas que solucionam, melhorando não apenas a experiência, mas também o processo de negócios e equilibrando os clientes e as necessidades de todo o negócio.

product design

O Product Design (PD), trabalha com tudo aquilo que é relacionado ao produto. Ele deve ter devem entender as metodologias de desenvolvimento de produtos. Ele deve cuidar tanto para que o usuário tenha uma experiência fantástica, quanto de manter as métricas de negócio altas.

Ux design

O UX trabalha com sites e aplicativos digitais. Eles pesquisam grupos de usuários e seus objetivos, dores, necessidades e tarefas a serem realizadas. Com base nisso, eles adaptam a lógica UX para oferecer suporte a vários fluxos de trabalho do usuário.

Ui design

O UX trabalha com sites e aplicativos digitais. Eles pesquisam grupos de usuários e seus objetivos, dores, necessidades e tarefas a serem realizadas. Com base nisso, eles adaptam a lógica UX para oferecer suporte a vários fluxos de trabalho do usuário.

design OPS

O Design OPS (Design Operations) planeja, define e gerencia o processo de design dentro de uma empresa. O objetivo dele é garantir que o time de design trabalhe do melhor modo possível — com alta eficiência, baixo atrito, e gerando resultados de alta qualidade.

Research

O Research se propõe a entender um problema (ou vários) com foco nas pessoas, juntando todos os pontos de vista dos envolvidos e considerando o contexto que elas estão inseridas.  Ele é o dono das entrevistas e pesquisas com usuários, praticando uma imersão completa no produto ou serviço para coletar dados valiosos.

Ux writing

O UX Writing , traz a visão de experiência do usuário para a camada de conteúdo. É muito mais sobre semântica, ele deve entender profundamente o significado de cada palavra usada. Tem como objeto tornar a experiência mais fluída, auxiliar o usuário nas ações que ele vai tomar ou próximas etapas.